Blog-1080x675

O ácido retinoico é um composto derivado da vitamina A e é um dos queridinhos para o tratamento antienvelhecimento, mas também usado para o tratamento da acne e melasma, sua aplicação deve ser feita com cuidado redobrado. Vamos entender mais sobre essa tão poderosa arma contra o envelhecimento.

O ácido retinoico é considerado o princípio ativo mais consagrado na dermatologia. Sua função é de renovação celular. Seu uso acelera esse processo, deixando a pele mais lisa, viçosa e macia, melhora a textura da derme. No tratamento contra a acne é eficaz por diminuir a produção de sebo.

É um composto derivado da vitamina A, em diferentes concentrações, pode ser usado em gel ou creme. Nos consultórios dermatológicos a concentração é mais alta, pois também é usado para fazer peeling químico.

Mas é preciso saber o que pode ou não.

Seu uso é mais indicado para pessoas com a pele mais espessa, pois sua ação de renovação celular ajuda a afinar as camadas mais superficiais e estimula as fibras de sustentação da pele em camadas mais profundas.

Já para quem tem pele muito sensível, a tolerância é menor, pois ele causa descamação, pode irritar a pele e causar vermelhidão, por deixar a pele mais fina. Mesmo assim podem ser usados derivados como o retinol, com menos efeitos adversos, porém é também menos potente.

Evitar ao máximo a exposição ao sol quando em tratamento, por ser uma substância fotossensibilizante, deixa a pele mais fina e sensível e com isso pode ocorrer piora das manchas, portanto muito cuidado!

Deve ser usado somente à noite e pela manhã retirado com a limpeza facial e usar sempre protetor solar a cada 2 horas. Enquanto estiver em tratamento, não se deve usar produtos que contenham álcool ou outro ativo irritante, pois pode causar irritações na pele.

Somente o dermatologista deverá prescrever e acompanhar o tratamento que inclui ácido retinoico, que é considerado um medicamento, pois ele passará todas as informações necessárias e a maneira como deve ser feito o uso correto, apesar de ser um importante aliado antienvelhecimento, para o melasma e acne, seu uso indevido pode causar danos a nossa pele.