UnhasFracas2702

Unhas quebradiças são queixas comuns em consultório e conhecidas por Sindrome das Unhas Frágeis (SUF), afeta aproximadamente 20% da população sendo mais comum nas mulheres.
Descamação da borda das unhas, fissuras ou fragmentação da placa ungueal são sintomas sugestivos de SUF.
As causas nem sempre são conhecidas ou estão relacionadas a outras doenças dermatológicas ou até mesmo carências nutricionais, uso de medicações que afetam a lamina ungueal ou ainda o tipo de ocupação, como com digitação, ou agentes químicos diretamente em contato com as unhas. Doenças como hipotireoidismo, hipertireoidismo, diabetes, bulimia, anemia, cirurgia bariátrica, infecções crônicas, deficiências circulatórias devem ser investigadas.

Unhas Fracas

A fome oculta é conhecida por um estado carencial que vem crescendo, sendo uma das causas mais comuns atualmente. Caracteriza-se por micronutrientes do organismo de forma crômica, não havendo sinais ou sintomas específicos. Quando há manifestação ocorre em tecidos do organismo com maior taxa metabólica e mitótica, como é o caso de cabelos e unhas. Mesmo que você se alimente adequadamente com carboidratos, lipídeos ou proteínas, as reservas de vitaminas e minerais diminuem com o tempo.

O que posso fazer para melhorar a SUF (Síndrome das Unhas Frágeis)?
1) Evitar traumas, contato com substâncias irriantes, uso abusivo de acetona, que poromevem ressecamento das unhas.
2) Usar luvas em ambientes úmidos ou para a manipulação de agentes químicos agressivos.
3) Pesquisar e tratar doenças sistêmicas, dermatológicas e carências nutricionais.
4) Uso de biotina conforme orientação médica os esmaltes próprios que contenham fosfolipídeos.

Ficou interessada (o)? Agende uma consulta clicando aqui para avaliarmos o seu caso.