2

Já é sabido de longa data que as proporções, ou seja, aquelas que respeitam um determinado padrão em suas formas são consideradas belas. Tanto na arquitetura, quanto nas obras de grandes pintores e artistas do Renascimento.

 A proporção áurea é uma equação matemática constante e irracional, resultado de divisão de uma reta em dois segmentos, em que segmento mais longo dessa reta é dividido pelo segmento menor da reta.  

Essa divisão das duas retas, deve ser igual a reta completa dividida pelo segmento longo. Sendo que o valor da proporção áurea será 1,6180339887… Mas é arredondado por 1,6180, esse valor é chamado de número de ouro.

Essa equação, descrita por pelo arquiteto e matemático Phideas (daí o número PHI), nos levou a famosa sequencia de Fibonacci, que a distribuiu em quadrados geométricos em uma forma que ficou conhecida como retângulo de ouro.

 

 

Por isso, os rostos considerados belos, admiravelmente quando estudados seguem este determinado padrão de simetria quando avaliado em terços tanto na horizontal quanto vertical. São exemplos de belezas simétricas os artistas Carolina Dieckmann, Cauã Reymond, além de outros internacionais como Angelina Jolie.

 

 

Veja que na a distância entre o queixo e a base do nariz possui uma linha, essa mesma distância é igual entre a base do nariz e a parte inferior da testa.  

A proporção é aplicada em outras regiões, como: no tamanho da testa, orelhas e olhos. Assim, quanto mais harmônico maior a beleza!

 

 Afinal, do que se trata a harmonização facial?

 

Termo muito utilizado que traduz combinação de procedimentos minimamente invasivos a fim de promover a harmonia estética do rosto.

 

Quem pode fazer a harmonização?

 

Se existe algo que incomoda no seu rosto, é possível deixa-lo mais atraente e simétrico, normalmente, pode-se realizar após os 25 anos de idade, idade em que a face já apresenta conformação de adulto.

Seguem algumas áreas em que se pode realizar os procedimentos:

 

Amenizar olheiras

Atenuar rugas e linhas de expressão

Contorno e volume das maças

Volume e eversão dos lábios

Definição da mandíbula

Melhorar imperfeições do nariz

 

 

Quais procedimentos são usados na harmonização?

 

A dermatologista, pode optar por utilizar os tratamentos em conjunto ou também em etapas, de acordo com os desejos do paciente.

Os mais usados são:

Preenchimento com ácido hialurônico

Aplicação de toxina botulínica

Aplicação de bioestimuladores de colágeno

Fios de sustentação

 

 

Por fim, a beleza é uma questão de ponto de vista e nem sempre o formato simétrico é esteticamente agradável para algumas pessoas, algo que podemos notar quando duplicamos apenas o lado esquerdo ou o lado direito do rosto. Todavia, com os procedimentos, tendemos a diminuir as assimetrias e prevenir o envelhecimento.