imagem-colageno-1080x675

Quanto mais o tempo passa, menor é a produção de colágeno pelo nosso corpo, a sua produção é reduzida e a nossa pele apresenta sinais como rugas, perda de contorno facial e flacidez. Após os 30 anos, torna-se mais evidente esses sinais.

Por conta desse fator, é importante iniciar os cuidados com a pele o quanto antes, atualmente existem alternativas minimamente invasivas para preservarem a beleza e a saúde. Desse modo, os tratamentos estéticos preventivos retardam os sinais de envelhecimento, para isso os tratamentos estimulam a produção do colágeno do próprio organismo, criando um banco de reserva, o qual associa diversos tratamentos com substâncias que ativam e intensificam a produção dessa proteína, evitando que ela se perca com a idade.

Além dos cuidados cotidianos que se deve ter para manter a juventude e a beleza da pele por muito mais tempo, os tratamentos estéticos podem promover bons resultados. Dentre os procedimentos mais modernos e avançados estão os bioestimuladores, os quais produzem o colágeno. Uma grande vantagem dos bioestimuladores são as sessões feitas no próprio consultório dermatológico, não havendo necessidade do uso de anestésicos injetáveis e outra característica prática é o tempo de duração cerca de 30 minutos.

Com o “banco de colágeno”, você faz sua reserva anual de produção dessa substância, pois ao realizar pelo menos 1 sessão anual, faremos a prevenção do envelhecimento, com resultados muito naturais a longo prazo.

Existem dois principais bioestimuladores: o Sculptra e o Radiesse. Ambos atuam no rejuvenescimento, redução de rugas e flacidez da pele e como preenchedores. O Radiesse é um gel composto por microesferas de hidroxiapatita de cálcio, já o Sculptra é composto do ácido poli-L-láctico.

O Radiesse restaura o volume da face na área média e inferior, reduz as rugas, marcas de expressão e melhora a flacidez. Seu efeito é gradual e duradouro, pois o organismo continua a produzir o colágeno até 18 meses após o tratamento.

Assim como o Radiesse o Sculptra, também tem efeito preenchedor, indicado para o tratamento de rugas e flacidez, pode ser aplicado na região facial e corporal. Os resultados são uma pele mais firme e diminuição das rugas.

Embora existam diversos estudos clínicos sobre os potenciais benefícios do uso de colágeno oral, não há certeza que a suplementação irá obter os mesmos resultados que os injetáveis, portanto, não há nenhuma garantia que todo o colágeno ingerido será realmente absorvido pelo organismo e transformado em colágeno, mas quando associado a procedimentos para estímulo local da produção, oriento os pacientes a consumi-lo nessas situações.

Hábitos alimentares e os cuidados diários com a pele irá fazer toda a diferença para o resultado final do tratamento aplicado. A pele é um órgão extremamente importante para a saúde e mantê-la jovem e saudável faz para a autoestima futura. O colágeno age como um estoque, quanto mais incentivá-lo, mais ele durará.

Converse com o dermatologista e ele irá indicar qual a melhor forma de tratamento.