Poros-1024x576

Poros visíveis e dilatados: o que podemos fazer?

Basta olhar no espelho após aplicar uma make que aqueles “buraquinhos da pele” se tornam muito mais visíveis e causam profundo incomodo.

Antes de culpar os poros, precisamos entender qual é a função deles na nossa pele.

São aberturas dos óstios foliculares e servem para excretar o sebo produzido pelas glândulas sebáceas muito presentes no rosto. Segundo artigos científicos, um poro dilatado apresenta diâmetro maior que 0,02 mm, mais prevalente entre as mulheres do que os homens, devido às questões hormonais e oscilações do ciclo menstrual.

Os locais mais comuns são a região nasal e bochechas.

Por que algumas pessoas apresentam poros visíveis?

Entre as múltiplas causam podemos enumerar:

  1. Quantidade excessiva de sebo produzida
  2. Influência genética e hormonal
  3. Exposição solar crônica
  4. Perda de elasticidade da pele
  5. Pelos grossos faciais

Apesar de existirem inúmeras medicações com promessas para reduzir poros, dada as diferentes causas que podem favorecer poros dilatados, os tratamentos podem atenuar os poros.

Os tratamentos medicamentosos baseiam-se em uso de retinóides orais (isotretinoína) ou tópicos (tretinoína e adapaleno) os quais podem tanto diminuir a produção de sebo, quanto estimular a produção de colágeno.

Cremes cosméticos a base de niacinamida podem ajudar, além de protetores solares com sílica aerada em sua composição para controle da oleosidade ou ainda máscaras de argila verde e branca, com aplicação quinzenal.

Entre os procedimentos, a aplicação frequente para estímulo de colágeno como Erbium, CO2 e ainda, estudos mais recentes apontam os bioestimuladores de colágeno como o ácido L-polilático um possível tratamento pois ao melhorar a elasticidade o resultado é de uma ele mais uniforme e com poros mais fechados.

A limpeza de pele mensal contribui para que todos os ativos acima citados possam atuar melhor, portanto para melhora os poros é necessário associar técnicas de tratamento e adequar uma rotina de cuidados para pele oleosa ou mista.