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Responsável por metabolizar o cálcio e o fósforo no nosso organismo, a vitamina D é essencial para a saúde dos ossos. A exposição diária ao sol pode adquirir a quantidade necessária. A falta dessa vitamina pode desencadear diversos problemas.

A vitamina D é um hormônio essencial para o corpo, seus principais benefícios são regulares a absorção de cálcio e fósforo pelo organismo, manter a função cerebral funcionando, fortificar ossos, dentes e músculos. Para as mulheres, é fundamental na prevenção de osteoporose. A sua ausência está relacionada a várias doenças, como infeções virais e bacterianas, doenças autoimunes e cardiovasculares, e também, para a regulação do sistema imune.

A vitamina D é um esteroide e não desenvolve pelo nosso organismo, somente através da exposição solar. Apesar, de ser importante para a absorção da vitamina D, não é preciso exageros ao se expor ao sol. Dez minutos diários, no horário correto, ou seja, sem precisar fazer queimadura solar. Atividades simples, como uma caminhada ao ar livre, já são suficientes. O equilíbrio é o principal para que nosso organismo produza a quantidade necessária.

A alimentação também é uma aliada para manter os níveis de vitamina D equilibrados. São fonte de vitamina D alimentos de origem animal, como o leite e seus derivados (queijo, iogurte) além de fígado e peixes de água profundas, o salmão e atum.

Mas, não esqueça, se expor ao sol excessivamente prejudica a saúde da pele, além de causar manchas e envelhecimento precoce e câncer de pele.

Com uma alimentação adequada e exposição correta ao sol, antes das 10h00 ou após às 16h00, já é possível produzir a vitamina D.

Siga sempre a recomendação médica!